Gestão Estratégica de Custos Quando falamos em custos na indústria gráfica geralmente o que ouvimos é algo sobre custo hora, mapa de custos, custos fixos ou variáveis, mas neste caso nos cabe a pergunta: será que custos nas empresas se reduzem somente a estas abordagens que acabamos de citar? A resposta é clara. Não. A gestão estratégica de custos nos conduz a uma análise dos custos sob um contexto mais amplo, em que os elementos estratégicos tornam-se ainda mais conscientes, explícitos e formais. Nestas situações, os dados de custos são usados para desenvolver estratégias superiores a fim de se obter uma vantagem competitiva sustentável. O método de centros de custos que utilizamos hoje na indústria gráfica teve sua origem na Alemanha no início do século XX, onde é conhecida pela sigla RKW - Reichskuratorium fur Wirtschaftlichkeit – este método consiste em ratear, aos produtos todos os gastos da empresa; não só custos, mas também despesas comerciais, administrativas e até mesmo as despesas financeiras e os juros sobre o capital são incluídos. O RKW é utilizado também por indústrias e prestadoras de serviços de outros setores e em muitos casos dividindo espaço com o ABC (Activity - Based Costing), Custeamento Baseado em Atividade, cada um atendendo a uma necessidade específica da empresa em informações gerenciais. A proposta do RKW é a de definir e padronizar o preço de venda, pois foi com esse objetivo que surgiu na Alemanha. Usar este mecanismo para fixarmos os nossos preços sem levar em conta o preço da concorrência em um mercado extremamente competitivo é algo no mínimo um tanto arriscado. A gestão estratégica de custos nos orienta para que tenhamos um estudo e uma análise mais criteriosa e sugere três temas subjacentes: Análise
da Cadeia de Valor Análise
de Posicionamento Estratégico Análise
de Direcionadores de Custos Quando tratamos do assunto custos dentro de nossas gráficas não podemos deixá-los reduzidos de maneira simples a custos fixos, variáveis ou mistos. Elaborar um mapa de custos, utilizando uma metodologia adequada, com informações verdadeiras provenientes de uma pesquisa séria dos diversos setores da empresa, é muito importante sem dúvida alguma, mas não é suficiente para futuras escolhas estratégicas. O conceito de gestão estratégica carrega consigo novos elementos de análise financeira convocando as empresas a um esforço, para que através desta análise mais elaborada, obtenham uma vantagem competitiva mais sustentável. Segundo dados da abigraf, em 2007 a indústria gráfica nacional cresceu 4,5%. Para este ano, a previsão é de um crescimento próximo a 5,5%, projetando um cenário mais animador do que em anos anteriores. Cabe a você empresário gráfico esta visão crítica e construtiva. O sucesso, ou não, de sua empresa está em suas mãos, cabe somente a você decidir para onde quer conduzi-la. Que 2008 seja um ano de ótimas realizações para todos. Sucesso! Silvio
Molin
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